
Por que você deve ter uma holding familiar?
Vou te dar três motivos:
Em primeiro lugar, você precisa proteger seus bens pessoais de indisponibilidades, penhoras e execuções. E essa execução pode ocorrer seja por processo que você venha a responder como pessoa física. Ou, se você possuir uma empresa.
Figura 1 – Fonte: Feepik
Na pessoa física fica fácil de entender. Agora, em razão da sua empresa vou explicar a seguir:
Qualquer negócio está sujeito a eventualidades a aos riscos do próprio negócio. Seja por questões trabalhistas, dívidas fiscais ou indenizações.
Imagine um salão de festas, que não possui seguro e o telhado desaba causando danos a alguém. Ou então, aquele empregado que entrou na justiça cobrando alguma dívida. Ou mesmo, a Receita cobrando algum imposto que não foi pago.
Caso a sua empresa não tenha como pagar a dívida, o juiz poderá mudar o executado, saindo da pessoa da empresa, para a pessoa dos sócios. É o que se denomina desconsideração da personalidade jurídica.
Neste caso, os bens pessoais dos sócios poderão ser penhorados, para o pagamento das dívidas da empresa.
O segundo motivo, diz respeito ao planejamento sucessório. Este planejamento permite que seus filhos não passem pelo caos emocional e financeiro de passar por um inventário. Evitando os elevados custos de um inventário e organizando a divisão de seus bens.
Figura 2 – Fonte Freepik
Você sabe quanto custa um inventário? Ele custa até 40% de todo o seu patrimônio que você levou décadas para construir.
Você quer que seu patrimônio seja dilapidado quando você não estiver mais presente?
Você quer que seus filhos se envolvam em brigas por causa da divisão de seus bens?
Você sabia que pode estabelecer quem vai comandar qual empresa? Quem vai administrar qual imóvel?
O terceiro motivo, diz respeito a economia com o pagamento de impostos.
Você tem imóveis alugados? Você pode pagar até 27,5% de Imposto de Renda, sobre os rendimentos destes aluguéis. Dentro de uma holding, você pode ter uma economia de cerca de 50% no imposto de renda sobre estas locações.
Você tem imóveis e deseja vendê-los. Sobre esta venda você terá que pagar, em regra, 15% sobre o lucro imobiliário (diferença entre o valor de venda e o valor de aquisição). Numa Holding, você também terá uma economia de cerca de 50%, no Imposto de Renda sobre a venda deste imóvel.
Seus bens ao passarem por um inventário, será cobrado imposto da herança. Este imposto possui alíquotas que variam em cada Estado.
Quando a reforma tributária entrar em vigor, todos os Estados terão que cobrar de forma progressiva, quanto maior o patrimônio, maior a alíquota. Hoje, alguns Estados cobram um valor fixo.
Além disso, a alíquota máxima terá que ser 8% do patrimônio. Hoje alguns Estados cobram menos.
E já existem projetos aumentando esse imposto para até 32%.
Numa Holding, seus bens não precisarão passar por um inventário. Não tendo que pagar esse elevado valor do imposto.
Uma Holding permite uma economia de até 80% do que seus filhos pagariam num inventário.